Não é preciso acompanhar muito, por paper view ou jornal. As pessoas sempre comentam: no ônibus, na fila do mercado, numa ligação ao celular.
Como não saí de casa hoje, não tive contato com mais ninguém a não ser meu marido e o computador.
Fiquei com algumas imagens na minha cabeça, principalmente com a do jovem homossexual Sérgio e da jovem Tessália.
Ambos tornaram-se conhecidos utilizando blogs, fotologs e twitter. Me pergunto o que de tão especial eles têm para que atraiam tantas pessoas?
O Sérgio, conhecido pelo pseudônimo de Sr. Orgastic, é de uma beleza instigante. Logo que apareceu, fiquei impressionada por seu estilo, por seu jeitinho de Boy George (lembram dele?)...
A Tessália não me surpreendeu pela beleza mas por essa história de criar um personagem e fazer com que muitas pessoas o seguissem.
Busquei informações sobre os dois. Percebi que ela realizava trocas: eu indico tal serviço ou promoção, vocês me indicam para algo que me interesse. Ele, postava fotos EMO profissionais, com poses, caras e bocas com estilo de quem sabe o que quer e a que veio. Seus posts são curtos, simples, muitos em inglês, não parecem esperar nada em troca. Ele se basta.
Não quero aqui eleger meu favorito, contibuir para que um outro ganhe. Só abrir um espaço para que se pense o quanto a internet, os blogs, as redes contribuem para que sejamos quem gostaríamos de ser ou o que o que os outros gostariam de ser e ter...
Termino aqui meu post indicando o texto de Marcos Lemos do Ferramentas Blog sobre o assunto :
Como nos últimos anos, este vai começar com o Big Brother Brasil 10 (BBB10) da Rede Globo, mas o programa, antes de começar já está dando o que falar e envolveu a principal rede-social-digital da internet, o Twitter. Tudo em função de uma das convidadas, a “Publicitária” Blogueira e tuiteira Tessália Serighelli (@twittess). Qual a relevância que ela tem na blogosfera ou nas redes-sociais para ter chegado onde está agora? E muitas outras perguntas e debates foram travados nas redes-sociais, movimentando a internet. Mas… estamos vendo direito?
Essa será a única vez que me verão falando desse assunto.
Li o artigo postado pelo Gravatai Merengue, onde o autor defende a “relevância” da Tessália, questionando o que nós blogueiros e outros consideramos.
Não vou entrar aqui no mérito se ela, a @twittess, seja ou não blogueira, nem mesmo se ela é publicitária ou profissional de mídias-sociais digitais. Mas eu quero simplesmente perguntar: O que levou a Rede Globo de televisão selecioná-la para o Big Brother Brasil 10 (BBB10), além do fato dela ser bonita e jovem?
Foi o mesmo motivo que fez a MTV ter mudado o seu foco principal, que devia ser transmitir vídeo-clips de bandas e músicas, e enveredar-se no mundo dos adolescentes e jovens mais antenados com as tecnologias atuais, como o uso do celular (SMS) e mensageiros como o MSN (Live Messenger) e o próprio Twitter. Essa emissora MTV tem até um programa inteiro dedicado à internet, num formato semelhante aos blogs, o Scrap da Mary Moon (que é blogueira).
A própria Rede Globo que chega até a proibir seus profissionais de usar o Twitter tem seu representante ilustre e bem aceito entre os tuiteiros, o grande Willian Bonner (@realWbonner), com centenas de seguidores e que cativou a todos com seu jeito descontraído. A Globo até mudou o formato de sua novela-teen, Malhação ID, para abordar as relações digitais dos adolescentes, o uso de blogs, comunicadores instantâneos e SMSs. Poderíamos ficar aqui enumerando os esforços das mídias tradicionais em conseguir um espaço na internet que as faça mais visíveis e menos “século XX”.
Onde quero chegar? Saber quem é Relevante.
Desculpa Gravatai Merengue, mas não é a Tessália Twittess que é relevante. Nós blogueiros e tuiteiros é que somos relevantes e fizemos desse show relevante nas últimas horas e o faremos nos próximos dias. Basta ver nossas timelines do Twitter para perceber qual foi o “grande” assunto no dia 05 de janeiro (segunda-feira), início de 2010. Todos só falaram de BBB10 e @Twittess. Demos à Rede Globo o que eles realmente esperavam: uma boa polêmica para movimentar a blogosfera e as redes-sociais, ao estilo Geisy Arruda do caso UNIBAN.
Como sempre a toda poderosa platinada Rede Globo conseguiu manipular nossa forma de ver as coisas à nossa volta. Teve o que desejava para conquistar mais público para seu programa falido (mas de horário nobre), fazendo com que até a nova mídia-digital que se diz livre de manipulações e do controle externo dos tradicionais, falasse unicamente deles. Publicamos em nossos blogs sobre o assunto, debatemos no twitter e criticamos seus personagens, mas eles foram o centro das atenções.
Vou repetir para concluir: Não é a Tessália Twittess que é relevante, mas a capacidade que a Rede Globo teve em escolher um personagem polêmico da internet, penetrante nas mídias-sociais digitais, que conseguiu ser relevante sendo falada e comentada. Seu programa será assistido e insistentemente tuitado e blogado e nós faremos o papel da relevância que falta à Tessália.
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